
A sensação do déjà-vu é como uma indagação ao abismo de nossa própria mente. É o arrepio que se espalha pela nuca quando, por uma fração de segundo, o mundo à sua volta parece ter sido visto antes, como um retorno ao passado. É uma rachadura na realidade, um vislumbre de algo oculto, um outrora que apenas finge ter acontecido. Escrever sobre isso no contexto do terror é como dançar na fronteira entre o conhecido e o desconhecido, onde a própria sanidade parece pender na balança.
Imagine uma história onde a personagem está caminhando por uma rua vazia ao entardecer. Cada detalhe — as janelas fechadas, o som das folhas secas arrastadas pelo vento, o cheiro do asfalto quente — provoca nela uma estranha sensação de repetição. Ela sabe que já esteve ali, mas a lógica diz que não, que isso não é possível. A sensação cresce, a realidade se dobra e se contorce, como se houvesse como se houvesse ma reverberação de intuição em suas entranhas. Uma parte esquecida de sua mente grita que algo de terrível está prestes a acontecer, mas a razão tenta silenciá-la.
Déjà-vu é um convite a explorar o terror psicológico que nasce da dúvida. E se esse instante que sentimos ter vivido antes fosse uma advertência de algo oculto? Talvez, um portal para uma outra versão de nossa realidade. Talvez, um espectro de um futuro que tentamos evitar, ou uma linha tênua de uma memória que nunca deveria ser lembrada. Déjà-vu é um momento em que a barreira do tempo e da lógica enfraquece, permitindo que o terror se infiltre através das rachaduras.
Conduza seus leitores a questionarem o real. Deixe que a personagem sinta que a cena repetida está levando-a para um destino macabro, e talvez inevitável. Pode ser uma casa que já visitou em sonhos, onde alguém — ou algo — a espera. Pode ser o vulto de uma figura que a segue, sempre na mesma esquina, como se aquele momento estivesse se repetindo em um ciclo cruel e sem fim. Brinque com a percepção, com os detalhes que se alteram, com a sensação sufocante de um destino que não pode ser evitado.
Déjà-vu seria a sombra de um erro passado voltando para atormentar? Um aviso fantasmagórico de que algo do outro lado do véu ainda está pendente? Ou quem sabe, um demônio que se alimenta dessas falhas na realidade, sondando os momentos de confusão para que possa entrar e, então, transformar o repetitivo em eterno.
Faça com que o terror surja dessa incerteza, do desconforto em perceber que o mundo ao seu redor não é tão sólido quanto parece. O déjà-vu é a faísca, o momento que tira o personagem da sua segurança e o joga em um abismo de incerteza e temor. O já visto, mas não vivido, o já sentido, mas não compreendido — deixe que o sombrio emerja desses paradoxos, que assombre como um mentira insistente em uma verdade que ninguém tem coragem de contar.





Siga-nos e compartilhe seu processo de escrita conosco.
Autor do Castelo Drácula, trabalha na Editoração, Seleção e no Criativo do projeto.
Conheça nossa equipe
Vivendo por entre bibliotecas e saraus, desde o início de sua juventude a autora Lídia Machado vem tecendo íntima conexão com a poesia e com a escrita. Primariamente, cronista e fabuladora nas aulas de redação. Depois, aos quinze, jornalista estagiária as quais saía…
Júlia Graziela Pereira Trevas é uma escritora de 29 anos, natural de Campina Grande, Paraíba. Formada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), também atua como professora de inglês. Sua paixão pela escrita começou ainda na pré-adolescência, quando compunha pequenos versos….
Marcos Mancini é um escritor, artista e criador cujo trabalho transcende as fronteiras da literatura convencional, mergulhando nas profundezas da psique humana e explorando as complexidades da condição existencial…
Michelle Santos Nascimento é paulistana, mãe, esposa e amante das artes, em todas as suas formas de expressão, desde que aprendeu que há todo um universo fora dela. Ama as ciências humanas, mas também tem predileção pelas exatas…
Luiz E. Marcondes é um escritor brasileiro de literatura de terror cósmico e psicológico. Desde jovem, sempre foi curioso sobre a mente humana. Formou-se em Psicologia Comportamental e Existencial e faz uso de sua formação profissional para agregar mais complexidade e valor aos textos...
Aryane Braun é curitibana por nascimento, amor e dor. Formou-se em Letras pela UFPR e possui duas graduações na área da educação. Atualmente, trabalha em uma biblioteca de um colégio público em Curitiba e adora o que faz, pois ama o ambiente que os locais de ensino proporcionam. Afinal, que lugar melhor para trabalhar do que uma biblioteca para alguém que sempre gostou de literatura, antes mesmo de compreender o que ela representa em seu intelecto?…
Tiago Serigy é amante de filmes, pinturas e desenhos, músicas, além das letras, tem escrito sonetos (mais de 100), prosa poética e versos livres ao longo de mais de uma década, também tem um compilado de contos eróticos e crônicas. Uma fonte que jorra palavras para reinterpretar a brevidade da vida na tentativa de “não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinita enquanto dure”. É uma pessoa dedicada a leitura desde a infância, influenciado por…
Residente de Dom Pedrito/RS, Cláudio Borba formou-se em Contabilidade e escreve contos de terror e poemas geralmente melancólicos. Ele faz parte de diversas antologias de contos e poéticas de diversas editoras. E atualmente trabalha para lançar seus livros de contos e poemas. Cláudio se inspira em Stephen King e Clive Barker em seus contos, e é um grande fã de Bukowski. A escrita do autor é direta, rápida e de fácil leitura. Escreve escutando metal,…
Weslley Cunha é um escritor cuja obra mergulha nas profundezas da existência humana e nos labirintos da mente, explorando temas que dialogam com a filosofia existencial e fenomenológica e psicanálise. Graduado em Letras, especialista em Literatura e mestre em Ciências da Linguagem, ele combina seu conhecimento acadêmico com uma sensibilidade única para a narrativa. Suas paixões literárias incluem a investigação das fronteiras…
Poeta, Escritora e Sonurista, formada em Psicologia Fenomenológica-Existencial e autora dos livros “Sonetos Múrmuros” e “Sete Abismos”. Sahra Melihssa é a Anfitriã do projeto Castelo Drácula e criadora de Ars OAN mor — para apreciadores de sua literatura intensa, obscura, sensual e lírica. De estilo clássico, vocábulo ornamental e lapidado, beleza literária lânguida e de essência núrida, a poeta dedica-se à escrita há mais de 20 anos. N’alcova de seu erotismo, explora o frenesi da dor e do prazer, do amor e da melancolia; envolvendo seus leitores em um imersivo, e por vezes sombrio, deleite. Ars OAN mor é o pertencente recôndito de Sahra e, nele, a autora se permite inebriar-se em sua própria, e única, literatura.
Valesca nasceu no Rio de Janeiro (RJ), cursa Ciências Biológicas, encontra-se no último período. Tem paixão por ciências, subcultura gótica, livros, seres sobrenaturais, ficção científica, cemitérios, igrejas e morcegos, ela também é voluntária em um projeto de divulgação científica chamado "Morcegos na Praça". Escrevia com frequência, mas afastou-se da prática ao ingressar na faculdade. No entanto, durante a pandemia, retomou a escrita como meio de…
Wallace Azambuja vive em Porto Alegre e estuda Letras na UFRGS. Sua paixão por sonetos é intensa e sua maior produção literária atual está voltada à escrita deste clássico formato poético. Atraído pelo mistério e profundidade da Literatura Gótica, o autor participou do Desafio Sombrio 2023, onde mostrou seu talento para o estilo obscuro e, também, na escrita de contos. Desde cedo Wallace se apaixonou pela leitura, iniciando-a através de gibis e…
Pablo é um escritor nascido no Nordeste do Brasil, em João Pessoa. Possui uma escrita bastante carregada em angústia, com a essência do terror, horror e ultrarromantismo. Sua paixão pela Literatura Gótica começou na infância. Algumas de suas referências literárias são: Mary Shelley, as irmãs Brontë, Agatha Christie, Edgar Allan Poe e William Shakespeare. Pablo Henrique também é artista visual, com formação em Fotografia, o autor…
Ana Kelly, natural de São Paulo (SP), é poeta, escritora, contista e artesã, sócia-proprietária da loja de acessórios e artigos alternativos, Ivory Fairy. Tem poemas e contos publicados como co-autora em diferentes antologias. No ano de 2009 recebeu o prêmio de 1º lugar, em um concurso de poesias do tema “Natureza”, do Projeto Chance, no Centro de Educação Unificado ( CEU ) em Paraisópolis. Organizadora da segunda Semana Literária Digital de 2023…
Alex Miranda é professor da área de humanas, formou-se em Filosofia e História. Alex sempre foi apaixonado por Literatura, o Terror e o Suspense estiveram presentes em sua vida desde a infância, o que o levou a se aproximar de histórias do gênero. O autor, nascido no interior de Goiás, já possui algumas obras publicadas pela editora Hánoi, as quais: Bar de Suzana (2021) e Segredos inocentes (2023). Alex também possui outras obras em processo de…
Augusto Manara é natural do Paraná, nascido em meados dos anos 90 e hoje vive em São Paulo, capital. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, dedicou-se a dramaturgia teatral e já escreveu adaptações de obras de Stephen King bem como peças baseadas no universo de World of Warcraft (Blizzard). Seus interesses literários englobam grandes nomes do terror como Stephen King, bem como incontáveis tragédias da Grécia…
Michele Valle nasceu em 1986, em Juiz de Fora (MG). Pesquisadora, taurina, apaixonada pela natureza e pela vida, formou-se em Fisioterapia com especialização em terapia intensiva, cardiorrespiratória e cuidados paliativos. É vice-presidente da LEIAJF - Liga de escritores, ilustradores e autores de sua cidade. Atualmente tem diversos contos publicados em Antologias no Brasil e na Europa. Sua primeira antologia como organizadora foi…
Leonardo Garbossa nasceu em São Paulo, em 1995. Desde jovem é um leitor apaixonado e grande fã das obras romancistas. Sentimentalista por natureza, iniciou sua vida acadêmica na área das ciências exatas, migrando em seguida para psicologia, que estuda atualmente. Teve a infância conturbada após perder o pai para o suicídio, tema que se tornou seu foco nos estudos acadêmicos. Foi criado pela avó, que fez o máximo possível para ensinar…
Aslam E. Ramallo, renomado autor de "Réquiem para a Poesia" e "Amores Segredos & Poesia", mergulha na essência do Ultrarromantismo e do existencialismo moderno em suas obras literárias. Este prolífico escritor, também destacado professor de história, tece narrativas que transcendem o tempo, imersas na melancolia gótica e na reflexão existencial. Com maestria, Ramallo entrelaça os fios da emoção humana com a complexidade histórica, oferecendo…
Residente de São José do Rio Pardo, Henrique Siviero formou-se em Física e escreve sobre o que lhe desperta na vida, de experiências particulares às fantasias e tradições. Trabalha atualmente na revisão de seu Romance, possui contos e poemas publicados pela Amazon, dentre eles, estão os títulos "Cruiz Credo" e "Meia Dúzia de Poemas". Henrique se inspira nos clássicos, nos roaring twenties, em sua lista de preferidos estão os nomes de Fitzgeralt e Hemingway…
Thais Gomes é apaixonada pelo universo Gótico da Literatura, sua formação é em Letras Português/Espanhol e sua obra mais recente, ainda está sendo produzida, é Contos Vampirescos, uma releitura de muitos personagens do Drácula de Bram Stoker. Inspirada em clássicos como Edgar Allan Poe, Lord Byron, Álvares de Azevedo, e contemporâneos como André Vianco e Eduardo Spör; a autora explora o universo da literatura gótica com…
Liam Hänssler é escritor, nascera em 1981 — destinado à escrita antes de despertar ao mundo humano. Seu estilo narrativo combina elementos de terror psicológico com erotismo e fantasia sombria, levando seus leitores a emoções dúbias e colocando à prova as suas crenças mais enraizadas. Hänssler publicou “Éter Sobre o Túmulo” no ano de 2005 e, após um grande hiato, retornou às sombras da sua arte por meio do Castelo Drácula.
Nos anos 2000, em plena capital baiana, nascia um sonhador. Pedro cresceu viajando de estado em estado, nunca se firmando em um único lugar, nunca vivendo uma única vida. Sua cabeça, consequentemente, nunca se prendeu a uma única história, mas ele não queria viver sozinho com esse mar de ideias mágicas. Pedro colocou como meta em sua vida, mostrar ao máximo de pessoas, as mirabolantes aventuras que surgem em sua mente…
Carlos Conrado nasceu na Bahia e hoje vive em São Paulo. Suas formações estão em Designer, Publicidade e Psicanálise. Escritor, ilustrador e poeta, um amante do soturno inspirado em grandes nomes, quais: Álvares de Azevedo, Lord Byron, Edgar Allan Poe, Baudelaire, entre outros…
Conheça nossos autores:

Anfitriã do Castelo Drácula, trabalha na Revisão, Organização, Editoração, Seleção, Instrução e no Criativo & Design.