Valesca Afrodite Gomes
Valesca nasceu no Rio de Janeiro (RJ), cursa Ciências Biológicas, encontra-se no último período. Tem paixão por ciências, subcultura gótica, livros, seres sobrenaturais, ficção científica, cemitérios, igrejas e morcegos, ela também é voluntária em um projeto de divulgação científica chamado "Morcegos na Praça".
Escrevia com frequência, mas afastou-se da prática ao ingressar na faculdade. No entanto, durante a pandemia, retomou a escrita como meio de desestressar e aliviar a ansiedade. Ela acredita que compartilhar suas criações pode ser uma oportunidade de aprimorar sua escrita e está disposta a dar vida às muitas histórias que existem em sua mente, além de retomar aquelas que ficaram em segundo plano.
Convidado de honra da 8ª edição, datada de agosto de 2024. Mês de comemoração dos 30 anos da Anfitriã.
Escreveu para as Crônicas no lançamento oficial delas na edição de fevereiro de 2024.
Entrevista
Nasci e vivo no Rio de Janeiro - RJ
Estudante de Ciências biológicas, último período, atualmente voluntária no projeto “Morcegos na Praça”, onde faço divulgação científica nas redes sociais.
O sombrio, o misterioso, o suspense, os elementos sobrenturais, a descrição de ambientes macabros, personagens atormentados e intensos.
Desde pequena fui influenciada pela minha mãe a ler de tudo, comecei por “Uma professora muito maluquinha”, as séries de livros de R.L. Stine e depois pelas poesias de Álvares de Azevedo e Cruz e Sousa e os mistérios de Agatha Christie, até chegar a adolescência e conhecer Edgar Allan Poe e ficar fascinada por tudo relacionado a ele, depois disso procurei mais coisas no mesmo estilo e descobri o que era literatura gótica, ainda na adolescência comecei a escrever poesias e contos inspirados em tudo que eu lia, assistia ou ouvia.
Terminar algumas histórias que estão há muito tempo guardadas.
Sou artesã, faço bordado, crochê e tricô, às vezes me atrevo a desenhar.
Evanescence, Tarja Turunen, Sopor Aeternus, Joy Division, Bauhaus, The Cure, Depeche Mode, Pitty, Rita Lee, Zé Ramalho, Angra, Shaman, Blind Guardian, Black Sabbath, Dio, Kate Bush, Bjork, King Diamond, Dimmu Borgir, Crypta e Death
Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Anne Rice, Stephen King, J.R.R Tolkien, Neil Gaiman, Bram Stoker, Jane Austen, Franz Kafka, André Vianco, Raphael Montes e Lovecraft.
Álvares de Azevedo, Cruz e Sousa, Florbela Espanca, Charles Baudelaire e Augusto dos Anjos.
Van Gogh, Salvador Dalí, Frida Kahlo, William Blake e Caroline Jamhour.
Algo que precisa ser mais valorizado, mesmo que ultimamente ela esteja sendo um pouco mais reconhecida, a qualidade da literatura gótica brasileira é tão boa quanto a de fora, tenho visto muitos livros atuais que possuem elementos da literatura gótica e isso me anima, pois vejo como o Brasil tem muito potencial para isso, e como a literatura gótica combina e muito com nosso país.
Sim, com músicas, lugares, livros, folclore, cultura, gosto de usar coisas do meu país, pois acho que ele tem potencial para muitas histórias.
Tentado se encontrar entre o clássico e o contemporâneo.
Obras da Autora
Condenei-me a viver entre paredes de concreto e pedra fria, quando minha mente queria fugir para as florestas, admirar a altura das árvores…
Finalmente comecei a ter boas noites de sono; fazia tempo que eu não dormia bem. Os chás que tomei com Ameritt…
Na minha maldição de viver muitas vidas, ainda tenho a vã esperança de encontrar, além dela, todas as minhas almas amigas…
Quando o lockdown começou, muitos falavam sobre o fim dos tempos; como negar isso? Eu via apenas o nada lá fora, apenas fragmentos de uma…
Observo da janela o vazio lá fora; tudo está abandonado, assim como eu aqui dentro. O silêncio é preenchido apenas pelo sussurro do vento…
Samuel sempre foi um entusiasta da tecnologia. Desde pequeno, ele tinha um fascínio por tudo que conectava humanos…
Tia-avó Antônia era considerada "a tia legal”; adorava crianças, animais, coisas estranhas. Morou por muito tempo com a tia Vitória, irmã mais velha…
Perdida na confusão dos meus pensamentos, me encontro prostrada nas ruínas da minha própria existência. Em um receptáculo onde os raios…
O cemitério daquela pequena cidade era um lugar de solidão. Todas as noites, ele era envolto em névoa, como se houvesse um manto translúcido cobrindo…
O jardim estava envolto em uma tranquilidade quase palpável, o ar estava fresco e carregado do aroma que as flores exalavam. A mulher, que a cada dia trazia...
Você pode me ouvir, | Chamando seu nome na escuridão? | Pode ouvir meus passos, | Ecoando nas paredes, | Enquanto corro em sua direção?...
Você me disse que eu teria um final feliz | Que haveria flores sobre mim | Que sobre à terra eu iria descansada permanecer | E que você não se esqueceria...
Sempre considerei minha existência entrelaçada ao tecido do universo, mais firme do que qualquer mortal ou imortal poderia imaginar…
31 de dezembro? — Antes que começasse a me ensinar algo, a criança de cabelos escuros veio até mim com um tecido de…
31 de dezembro? - Um tremular doloroso e frio me consumia, a criatura continuou lá me acalentando e esperando paciente…
Na penumbra da noite eterna, um jardim agora floresce no Sheol. O jardim…
Diário de Rute Fasano. 25 de dezembro — Acredito que você tenha perguntas — Ela fixou seu olhar no meu…
Estou há dez dias sem sair do quarto, são muitas as sensações…
A história dos vampiros remonta a tempos muito antigos, tão antigos que é difícil determinar sua origem precisa. No entanto, sua associação com os…
Na penumbra de um jardim oculto, úmido e sombrio, onde não existe tempo, onde todas as coisas sempre estão perto de findar, porém nunca se extinguem…
Plácido é o jardim onde posso me deitar | E simplesmente descansar | Alimentar as árvores com meu corpo, | Fazendo parte delas e elas de mim…
Diário de Rute Fasano. 12 de dezembro - Depois daquele encontro com Drácula…
No altar o odor pútrido paira no ar, | Nessa igreja de cadáveres esquecidos, | Seu jardim sagrado é o cemitério, | Onde os mortos estão escondidos…
Escrevo essas palavras sabendo que você nunca as lerá, | Mesmo assim mergulho em minha alma com ansiedade | Nesta noite turbulenta que agita a minha mente…
4 de dezembro — Ainda não tomei coragem para socializar com outros membros do Castelo, fico com receio de…
Minha querida A.: Penso em você constantemente, e isso tem me afastado de Deus, pois pensar em você é pecar…
21 de outubro — Envolvida na análise de vários artigos científicos sobre os processos biológicos da morte e sua…
Em um casarão antigo, e um tanto conservado, morava um solitário cientista obcecado em criar a noiva perfeita, ele se…
Espero que esta mensagem a encontre bem e revigorada. Como solicitado, venho compartilhar…
Recanto de Literatura Gótica
Um orgulho para o Castelo Drácula! Conquista exclusiva de Valesca Afrodite Gomes.