Liza Abreu

Liza Abreu é uma escritora contemporânea Brasileira nascida em Teresópolis, cidade serrana do estado do Rio de Janeiro. Desde muito jovem, ela desenvolveu uma paixão pela escrita e pelo poder das palavras em contar histórias cativantes, desenvolvendo uma habilidade nata para criar personagens complexos e situações intrigantes.

Ao terminar o ensino médio, decidiu seguir sua paixão pela escrita e ingressou em um curso de Letras, onde aprimorou seus conhecimentos e técnicas. Após concluir sua graduação, Liza decidiu se dedicar exclusivamente à escrita, abandonando um emprego estável para buscar seus sonhos literários.

Formada em Letras e pós-graduada em estudos linguísticos e literários, também cursou aulas de teatro livre durante toda a adolescência e início da vida adulta.

Seus livros favoritos correspondem ao realismo e ao gótico feminino, os quais retratam a imperfeição humana com profundidade de forma complexa e realista. Características essas que inspiram muito sua escrita.

Embora seja uma autora relativamente nova no cenário literário, Liza Abreu já deixou uma marca significativa, com uma narrativa envolvente e emocionalmente carregada. Além de sua habilidade de criar histórias tocantes, também é conhecida por sua escrita sensível que conecta os leitores às emoções dos personagens. Seus diálogos naturais e descrições habilidosas levam o leitor a se sentir parte da história, mergulhando em suas páginas com facilidade.

Liza Abreu tem se destacado por criar personagens fortes e complexos, que desafiam os estereótipos. Seus protagonistas são corajosos e lutam contra as adversidades da vida, mostrando aos leitores a importância de se manterem firmes diante das dificuldades.

Com uma escrita fluída e poética, é elogiada pela sua capacidade de criar atmosferas envolventes que transportam os leitores para um mundo de emoções. Seus livros são verdadeiras viagens emocionais, capazes de fazer rir, chorar e refletir.

A escrita é uma parte fundamental de sua vida, um momento particular, o qual pode se expressar livremente, colocando amor em cada uma de suas palavras. Ela está em todas as partes de seus livros, nas entrelinhas e em cada nuance. Há uma sinergia forte entre seus personagens e sua escolha de narrar uma história, abordando o passado e o presente dentre outros assuntos importantes e atuais, todos com o mesmo brilho, profundidade e ótimas escolhas em relação aos desfechos.

 
 

Entrevista

Onde você vive e onde nasceu?

Teresópolis RJ 

Quais as formações que compõe o seu conhecimento?

Graduada em Letras / Português Literatura e Pós-graduada em estudos linguísticos e literários. Também cursei aulas de teatro livre por cinco anos

O que te atrai na Arte/Literatura Gótica?

Amo a arte em geral, principalmente a literatura, são parte da minha vida e algo que eu deixei de lado por anos, mas procuro sempre adicionar no meu cotidiano.

O gótico feminino é o meu gênero favorito, pois com ele posso absorver parte da retratação da imperfeição humana, assim como o feminino e suas experiências, opressões e limitações em épocas passadas,  da mesma forma me interesso pelo desenvolvimento emocional e psicológico dessas personagens e o mistério que as cercam.

Como foi seu processo de vínculo com a arte que você produz?

Através da minha irmã comecei a me interessar pela leitura ainda muito jovem, no processo da minha alfabetização e letramento o amor pela criação literária surgiu rapidamente, primeiro por meio de anotações inspiradas, pequenos versos e romances inacabados. Passei afastada da leitura e da escrita por um longo tempo, mas retomei recentemente e sinto que estou no caminho certo.

Quais são seus projetos artísticos?

No momento eu escrevo livros centrados no desenvolvimento psicológico e amadurecimento dos personagens, retratando suas jornadas através de mistérios e grandes obstáculos que podem afetar suas vidas gravemente, mas também auxiliar em seu crescimento pessoal. 

Quais outras artes você cria?

Escrevo resenhas e dicas literárias centradas em Literatura clássica em geral e nacional na minha página @asenhoritamariposa.

Quais artistas (músicos, escritores, poetas, pintores, etc.) te inspiram?

Edgar Allan Poe, Emily e Charlotte Brontë, Machado e Assis e Cecília Meireles. 

Recomende 3 obras suas para uma pessoa que não conhece a sua arte.

O tempo que desperdiçamos, meu primeiro drama e o começo do que eu viria a explorar mais para frente. Como se passa na década de cinquenta aborda muitos temas importantes com bastante delicadeza.

O seu nome, que usa de um enredo simples e adolescente para falar de temas pesados, mas que precisam ser conversados e repensados.

O que te mata nesta vida: livro de drama que retrata temas sociais e momentos densos na vida de personagens instáveis, mas que precisavam se encontrar no meio do caminho.

Como você enxerga a Arte/Literatura Gótica Brasileira?

Acredito que sempre foi uma expressão do sentimento mais profundo da alma, através de contos, poemas e livros autores como Cruz e Souza, Álvares de Azevedo e Lygia fagundes Telles deixaram um legado e uma amostra de como a alma humana pode sentir e transformar em palavras toda nossa complexidade, também a beleza e a feiura que tanto é fundamental para nossa criação artística.

Você usa referências brasileiras em sua arte? Como costuma fazer isso?

Gosto de trabalhar enredos que se passam no Brasil em todos os meus livros, assim como falo de literatura Brasileira clássica e contemporânea em minha página no Instagram.

Conte-nos qual é o estilo das suas obras?

São dramas centrados do medo da realidade e que tomam como ameaça as pessoas em volta, mas estou desenvolvendo uma trama centrada também no sobrenatural e no psicológico como ferramenta para o terror que assola os personagens.

 
 

Obras da Autora

Linha do Tempo

A autora vinculou-se ao projeto Castelo Drácula em dezembro de 2023.

A autora participou da 1ª Edição de publicações do Castelo Drácula.

A autora participou da 2ª Edição de publicações do Castelo Drácula.

A autora participou da 3ª Edição de publicações do Castelo Drácula.

A autora participou da 4ª Edição de publicações do Castelo Drácula.

A autora participou da 5ª Edição de publicações do Castelo Drácula.

Castelo Drácula

Recanto de Literatura Gótica

Anterior
Anterior

Thais Gomes

Próximo
Próximo

Wallace Azambuja