Vërmanen — série 1, nº 1, modelo 1, Sciehn— Manual de Instruções
Imagem criada e editada por Sahra Melihssa, para o Castelo Drácula
Parabéns por adquirir sua primeira Vërmanen! Com profunda alegria, a família real Vonssihren deseja que a utilização desta fabulosa criação seja uma experiência inesquecível e agradável. Escreva com mais rapidez, com riqueza de detalhes e profundez de pensamento. Vërmanen está à tua disposição agora, conheça-a e se familiarize com seu funcionamento a partir da leitura d’este manual.
Secriam manen, vervorum criäm.
Componentes da arca
1 Vërmanen — série 1, nº 1, modelo 1
1 Sopreira — série 1, nº 1, modelo 1
2 panos de fibralina na cor bege
1 Manual de Instruções
1 Adaptador Quom
Configurações iniciais
Comandos por voz: “Rreluhi” — para iniciar a máquina.
Gestos: Toque na máquina para iniciá-la.
Psíquico: Conecte o adaptador Quom na cerviz do utilizador, aguarde 10 minutos e pense no comando “Rreluhi”.
Detalhes técnicos de funcionamento
Vërmanen é uma máquina com um mil nanosensores para identificação rigorosa da escrita. Pouco antes do utilizador tocar nas chaves de alfabeto, Vërmanen é capaz de identificar a aproximação dos dedos do utilizador, bem como o tempo em que o mesmo se demora, em atosegundos, sobre as chaves — para captar as pausas de reflexão do utilizador.
Seu ecrã de luminosidade natural, feito de finas placas de pérola-de-lótus líquida, cristal líquido e receptores de luz, é sensível ao toque e varia de tamanho a depender do modelo da máquina. Vërmanen recebe os sinais dos movimentos do utilizador através de seus nanosensores; logo depois, transfere esse movimento para a sua Sirehnersí interna. A energia, isto é, a Sirehnersí, portanto, é manipulada pelos movimentos que lhe conduzem a fazer o processo final de transcrever as letras para o ecrã; ela transfere a informação utilizando iocto-partículas de si mesma, capazes de se alterarem para gerar cinesia de luz, a qual é imprescindível para a visão humana.
A Sirehnersí intui os sinais, movimenta a si mesma em iocto-partículas para que a sua luz possa formar uma interface capaz de ser compreendida pelos olhos que olham para o ecrã. A Sirehnersí cria vínculos com seu utilizador, compreendendo seu ritmo de escrita e codificando suas iocto-partículas da forma mais eficaz para seu utilizador.
A Sirehnersí é uma energia intuiciente. Ela é capaz de intuir — compreender sem racionalidade — tudo o que está ao seu redor. Como ela está reclusa dentro do maquinário, isso faz com que ela não se dissipe e que sua manipulação seja restrita aos nanosensores, criando assim um perfeito controle da informação codificada e das iocto-partículas de luz. Ela também não sofre com a externalidade, o que torna o mecanismo ainda mais perfeito.
Para que o maquinário comporte a força e o movimento da Sirehnersí e a isole da maneira correta, ele deve ser produzido com ourídeo e voldramium. O voldramium, por ser um metal natural de alta dureza e ponto de fusão, consegue isolá-la com maestria, impedindo-a de se difundir ou de corroer o maquinário em razão da sua constituição energética. O voldramium é um metal sem porosidade, razão pela qual a Sirehnersí não se dissipa ao longo dos anos. O ourídeo, por sua vez, serve como condutor energético externo, uma “capa” sobre partes em que o voldramium está mais fino em razão do molde da máquina. O ourídeo é capaz de expulsar energias externas, para que não alcancem o voldramium, ampliando a proteção da Sirehnersí.
A Vërmanen foi criada por Arynnia Vonssihren e seu molde é por peças inteiriças. O primeiro molde é o invólucro de voldramium; o segundo é o de ourídeo. Alguns cristais podem ser utilizados no processo, a depender do modelo de Vërmanen. A máquina é robusta, pesada e seus nanosensores passam por pequenos e finos dutos conectados às chaves do alfabeto e ao “coração” da máquina: um receptor cinético. O receptor cinético está dentro da máquina, a família real Vonssihren não permite que as informações técnicas do receptor cinético sejam divulgadas, para que não haja tentativas de fraudes, embora fraudar Vërmanen seja impossível, em razão da volátil e sensível energia de Sirehnersí.
Com a ativação da alavanca à direita da máquina, também feita de ourídeo, o “olho de Sirehnersí” se abre no topo dos ornamentos acima do ecrã. O olho é uma Pérola-de-lótus irisada com pó de Sirehnnia e opium-lihrium, ela é capaz de se conectar com os olhos do utilizador para que ele possa transmitir com mais rapidez os seus pensamentos para o registro escrito. Isso é útil para correção rápida e eficaz da linha de raciocínio e a lapidação do texto na sugestão de palavras. Com esta função ativa, a Sirehnersí recebe a manipulação dos nanosensores enquanto compreende a sequência de pensamentos do utilizador, sendo capaz de lapidar o texto com detalhes enriquecidos que, por vezes, fogem da mente do utilizador em razão do rápido fluxo de pensamento. Através de seu olho, a Sirehnersí também consegue identificar o movimento dos olhos do utilizador, isso a ajuda a compreender quando estão cansados e ajustando a luz de seu ecrâ natural, conduzindo e difundindo a luz de suas iocto-partículas — e ainda sendo capaz de emitir um alerta sonoro para o utilizador dar uma pausa, para não prejudicar sua saúde ocular.
Em razão de seus avisos sonoros, Vërmanen possui duas caixas orbiculares para um controle de ondas sonoras. Quando Sirehnersí retorna com o código de sua compreensão daquilo que seu olho identifica, os nanosensores da máquina transferem esse código à caixa orbicular, o código vem no formato de ondas sonoras (movimento sonoro); elas se expandem dentro da caixa e são expelidas por suas frinchas. Sirehnersí consegue captar, pelos olhos do utilizador, o tipo de som mais adequado.
Isso só é possível por causa do adaptador Quom, para quem quer uma experiência completa na utilização Vërmanen. Feito do mesmo material do Olho de Sirehnersí, o adaptador é orbicular, com dois centímetros de largura e dois centímetros de altura, meio centímetro de espessura. Possui uma agulha de voldramium que se expande a três centímetros para dentro da cerviz do utilizador, quando detectado o ponto-espinhal. Seu interior é constituído de Sirehnersí, porém, em microquantidade; a pérola-de-lótus, em contato com o pó de Sirehnnia e o opium-lihlium, permite que a Sirehnersí em seu interior possa se comunicar com a Sirehnersí da máquina através de radiação energética. O olho e o adaptador entram na mesma frequência e transmitem informações entre si.
Apesar dessa função psíquica de conexão, a Sirehnersí nunca transmite os dados psíquicos do utilizador sem a permissão do mesmo. Além disso, a energia é capaz de se vincular ao universo psíquico de seu utilizador e, sendo uma energia intuiciente, não é capaz de se desvincular da mente de seu utilizador, tampouco conectar-se a outro Quom, enquanto estiver vinculada. A energia Sirehnersí só se desvincula de seu utilizador após a conexão Quom, se ela for dissipada ou se o adaptador for retirado do utilizador. Um adaptador retirado, perde sua função imediatamente, pois, retirá-lo faz com que a pérola-de-lótus, principal condutora de energia, fragmente-se no mesmo instante. Caso isso ocorra e o utilizador queira retomar sua conexão, terá que adquirir um novo adaptador que, ao ser conectado com o olho da máquina, Sirehnersí é capaz de reconhecer que se trata do mesmo utilizador que possuía anteriormente. Caso ela identifique se tratar de outro utilizador, a pérola-lótus de seu olho se reconfigura e se adapta ao novo utilizador, apagando todos os seus dados anteriores e se reprogramando.
A inteligência intuiciente da Sirehnersí protege e codifica tudo o que ela compreende do utilizador. Em algumas versões de Vërmanen, o utilizador pode conversar com a Sirehnersí, nestas, nanoreceptores de ondas sonoras são adicionados aos finos dutos da máquina e aos nanosensores. Esses modelos da Vërmanen, têm o dobro dos nanosensores para que possam trabalhar com maestria ao transmitir o movimento à Sirehnersí, ao receber ondas sonoras e ao decodificá-las em atosegundos.
Módulos
Acervo Textual
Para acessar os textos protegidos e guardados no acervo de textos da Vërmanen Modelo 1, o utilizador pode pedir para que a máquina mostre o acervo e para que ela selecione os arquivos do interesse do utilizador — é preciso iniciá-la antes — ler configurações iniciais. O utilizador poderá, também, ativar o Olho de Sirehnersí antes da utilização de Vërmanen, para que a comunicação psíquica seja estabelecida e reconhecida — necessário o uso do adaptador Quom; além disso, o utilizador poderá acessá-lo pelo toque — ler Vërmanen Modelo 2.
Vërmanen Modelo 2: Acesse o acervo textual, tocando no símbolo flutuante, na parte superior do ecrã luminoso; selecione o arquivo desejado, tocando em seu título. Veja a lista completa com os gestos de toque-arrastado para cima e para baixo (funcionalidade disponível no Modelo 1 e 2).
Toque e arraste para cima: subir a interface.
Toque e arraste para baixo: descer a interface.
Toque e arraste para a direita: acesse as atualizações de envio de textos para a Scriptual de Sehntrium Vonssihren.
Toque e arraste para a direita: condições da máquina.
Proteção de Acervo
O utilizador pode escolher a proteção de seu acervo textual pelo Banco de Informações (a Scriptual) de Vonssihren, a Sehntrium Vonssihren. Para permitir a proteção de seu acervo, ative-o tocando no símbolo hexagonal flutuante e, depois, toque em “Proteger meu acervo”. Concorde em proteger o seu acervo tocando na palavra “Concordar” que aparecerá em seguida. O utilizador pode fazê-lo solicitando, via voz, à máquina (Apenas Modelo 1) ou via psíquica (necessário adaptador Quom ativado).
O acervo destinado para guardar os textos dos utilizadores, é o acervo Scriptual de Sehntrium Vonssihren. Os textos do acervo Scriptual só podem ser acessados pelo utilizador mediante reconhecimento de íris na Sehntrium Vonssihren, pois, todos os registros são encriptados pelo código de íris individual. Para informações mais precisas, o utilizador poderá enviar uma missiva para a Sehntrium Vonssihren utilizando do código 2 dos tubos missivais. Após aceitar o armazenamento de seus textos, o utilizador receberá uma missiva da Sehntrium Vonssihren, com todos os procedimentos e esclarecimentos necessários.
Adaptador Quom
Retire o adaptador de seu envelope, limpe a cerviz do utilizador com álcool, espere o álcool evaporar. Coloque Quom na cerviz do utilizador e movimente-o até que ele detecte o ponto-espinhal e ative a sua agulha de voldramium. O processo é rápido e o utilizador deve sentir uma breve pontada de dor em seu pescoço, a dor passará em alguns segundos. Aguarde 10 minutos para realizar o primeiro elo psíquico com a máquina. O Adaptador é resistente e não pode ser retirado.
Versão Sciehn
Algumas máquinas Vërmanen, no modelo 1 e 2, dispõem do recurso Sciehn, este pode ser usado pelo utilizador para acessar a Sciehn Sehntrium Vonssihren, isto é, o acervo de conhecimento humano da Universidade Vonssihren. Sciehn é uma inteligência facilitadora para que o utilizador possa encontrar informações pertinentes e, portanto, possa estudá-las de maneira eficiente. Comunique-se com a Sciehn por voz, pensamento e texto.
Configurações iniciais da Versão Sciehn
Após as configurações iniciais da máquina (ver Configurações Iniciais), inicie a assistente Sciehn (se disponível no modelo da máquina) pelos seguintes comandos possíveis:
Comandos por voz: “Olá, Sciehn”.
Gestos: Toque no ícone prismático flutuante e escreva no campo abaixo do símbolo Sciehn.
Psíquico: Sciehn é capaz de detectar a sua intenção de ativá-la.
Definições e preferências
Para ativar ou desativar recursos, toque no ícone de engrenagem flutuante no ecrã. Uma lista de recursos se abrirá e estará disponível ao utilizador. Para ativar/desativar, apenas toque nos quadrados/círculos anteriores à explicação de cada recurso. Nesta lista, os círculos se transformarão em quadrados quando o recurso for desativado. Quadrados se transformarão em círculos quando o recurso for ativado.
Cuidados e limpeza
Limpe sua Vërmanen com um pano de fibralina umedecido no álcool. Use o sopreira uma vez ao mês, aponte a canemna da sopreira em cada parte de Vërmanen, em especial sobre os ornamentos de ourídeo e os microdutos, assim, todas as partículas de pó serão difundidas — faça com as janelas abertas, para que a poeira não se acumule no aposento.
Condições da Máquina
As condições da máquina são acessadas com o toque-arrastado para a direita. O utilizador poderá ver, nesta interface, avisos a respeito da máquina, eis alguns para fins didáticos:
Vinculada a Quom (avisa ao utilizador que o vínculo com o adaptador está funcionando).
Necessita manutenção (avisa ao utilizador que algo está incorreto na máquina e deve ser levada à fábrica).
Encriptações estabelecidas (avisa ao utilizador que seus textos estão corretamente encriptados na Sehntrium).
Perguntas frequentes:
É possível que a Vërmanen seja adulterada e os seus sensores permitam que a Sirehnersí revele os segredos do seu utilizador?
Não há como isso acontecer. Para que alguém possa manipular os nanosensores, seria preciso um aparato que levasse a máquina à uma alta temperatura, abaixo do ponto de fusão do metal voldramium e na exata temperatura para molde. No entanto, ao fazê-lo, fissuras poderiam ocorrer, principalmente no ourídeo e no ecrã, isso rapidamente dissiparia Sirehnersí que, enquanto energia intuiciente, é volátil e qualquer fissura a faz se dissipar, dissipando também tudo o que ela sabe. Para que fosse adulterada, teria de ser desmontada, metais e cristais separados dentro de um ambiente controlado. A tarefa seria tão difícil que, seja qual for o segredo guardado naquela Sirehnersí, não valeria a pena descobrir.
É seguro ativar o modo Olho de Sirehnersí?
A Sirehnersí possui uma inteligência intuiciente, desprovida de racionalidade, mas capaz de compreender com perfeição as informações que a encontram, a Sirehnersí é altamente segura e não há nenhuma contraindicação a seu respeito. Seus dados, sua íris e seus pensamentos estarão protegidos; qualquer fissura em uma Vërmanen, dissipará todas as informações de Sirehnersí.
Se eu pensar no comando, sem querer, estando perto de minha máquina, ela ligará?
Quom só pode ser ativado se o pensamento for intencional. Ele detecta, através dos seus nanosensores, pensamentos rápidos, inconscientes e intencionais.
Como é enviado meu acervo para a Sehntrium?
Seus escritos são enviados a cada novo texto produzido com a máquina. As ondas energéticas de informação, são expelidas pelos dutos detrás do ecrã da máquina, e coordenadas pelas ínsulas de alcance. Somente as ínsulas de alcance são capazes de identificar este tipo de onda energética. As ínsulas identificam e encriptam o texto, enviam para a Sehntrium em seguida; a Sehntrium o recebe graças à sua grande torre receptora de ondas de informação. O texto encriptografado é guardado no acervo Scriptual.
Na versão Sciehn, posso acessar os textos dos acervos pessoais dos utilizadores?
Não. Todos os textos do acervo Scriptual são encriptados. Somente os utilizadores têm acesso e, este acesso, se restringe aos seus próprios textos, nunca aos textos de outrem. Sciehn está conectada ao acervo de conhecimento geral da Sehntrium, o que inclui: artigos e livros publicados pela Universidade Vonssihren; artigos, jornais, aulas e livros de ensino; por fim, páginas de anfêmeros disponibilizadas para a Sciehn por seus próprios autores.
Para informações adicionais e outras indagações pertinentes, escreva para a Sehntrium Vonssihren, pelo número 2 — tubos missivais. Ou com a fábrica Vërmanen, pelo número 150 — tubos missivais.
Dia 25 do ano 349 — em Phebrian | Senlen Plena e Pherr Crescente. Recebi uma missiva sombria sem remetente, mas julgo ser o mesmo qual…